Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fundação Logosófica | Essa tal de pressa

Por: Fundação Logosófica
31/07/2023 09:11
Tamanho da fonte: A A
José Martín Ramírez Carrasco/Unsplash

Por Cecília Torres*

No começo deste ano vivi muitas adaptações externas e internas. Iniciei meus estudos na faculdade e, à medida que o semestre avançava e os compromissos apertavam, eu me vi muito angustiada com os prazos a cumprir, temerosa de não ter tempo suficiente. A impressão é que eu estava correndo uma maratona – e minha panturrilha chegava literalmente a arder de tão rápido que tentava ir. Meus amigos já me chamavam de apressada, e, mesmo nos deslocamentos que fazíamos dentro da faculdade, eu sempre ia à frente deles, chegando algumas vezes a ter de parar para esperá-los.

Sempre fui para a faculdade a pé. Em uma manhã, saí de casa andando rápido para tentar pegar uma “brecha” entre um sinal e outro porque pensava que chegaria atrasada à aula. Porém, como já vinham vários carros, concluí que não teria outra escolha a não ser esperar. Nesse instante percebi que todo o tempo que havia “ganhado” com meu passo rápido já estava sendo “perdido” novamente, por ter de esperar o sinal de pedestres abrir. Ou seja, de nada estava adiantando toda a minha correria.

Essa era eu, movida pela impaciência e achando que estivesse no controle da minha vida, mas, na verdade, quem a governava era a impaciência, soberana e autoritária. O que poderia fazer então para retomar o governo de minha própria vida? Como eliminar esse pensamento tão forte em mim?

Com o estudo da Logosofia, eu tenho comprovado que “quem quiser chegar a ser o que não é deverá principiar por não ser o que é”. Assim, eu tenho o livre arbítrio para mudar essa característica negativa que observo em mim — e que sei que me traz prejuízos. Além de fazer a escolha consciente de mudar, preciso esforçar-me para estar atenta e ter estratégias já pensadas – os pensamentos previamente pensados – a fim de que, quando a impaciência surgir, eu já tenha minhas armadilhas para capturá-la. Temos aqui uma verdadeira batalha interna.

Uma de minhas estratégias foi me organizar melhor, porque observei que o fato de “estar atrasada” tornava-se uma justificativa para atuar com pressa, dando forças para a impaciência. Dessa forma, procurava pensar com antecedência nos compromissos que tinha e de quanto tempo precisaria para me arrumar e me deslocar para chegar no horário combinado.

Outra estratégia foi refletir sobre o meu conceito de vida, e, mais uma vez, a Logosofia me apresentou um novo conceito. Era preciso “Começar por estimá-la e valorizá-la como algo transcendente (…); como uma oportunidade que haverá de aproveitar até o último suspiro, procurando enriquecê-la cada dia mais com mais amplos e valiosos conhecimentos.”. Compreendo hoje que a vida é muito maior do que a pressa de chegar à aula na hora certa, ou de todas as tarefas que preciso cumprir ao longo de um dia. Tempo é vida! Então o que tenho feito para aproveitá-lo melhor e enriquecê-lo?

Procuro frequentemente me recordar desse conceito para que a impaciência não desgaste minhas energias e tire meu foco do que realmente é importante na vida, como os aprendizados a cada experiência. Assim, aos poucos, vou combatendo essa deficiência, já que não é possível mudar da noite para o dia.

Tudo é um processo, e os conhecimentos logosóficos ajudam-me a manter firmemente esse propósito de mudar a mim mesma. Falando especificamente sobre a pressa, procuro andar mais tranquilamente agora e ficar atenta para desacelerar quando percebo meus pés sendo puxados com muita força pelas rédeas soltas da impaciência.

*Estudante de Logosofia


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro